quinta-feira, 6 de junho de 2013

Que desperdício de praias!- João Rodil




JOÃO RODIL
Mais um verão aí à porta e tudo na mesma. É aquela modorra, aquela inércia, aquela falta de amor pela terra e pelas pessoas que me embrulha as tripas e faz-me pensar que mal terão feito os sintrenses para merecerem tanto desinteresse.

Aqui há dias, num noticiário qualquer e depois escarrapachado nas páginas de um jornal, ouvi, com a surpresa de quem já nada espera, que havia não sei quantos milhares para o litoral sintrense. Pasmei! E sorri, com aquele sorriso meio de esperança meio de escárnio. É que gato escaldado de água fria tem medo… E eu já sou um gato que largou a pele muitas vezes.

Falava-se nas Azenhas de Mar, com recuperação total das arribas, da Praia de Magoito, coisa ridícula aquela de fecharem o acesso através das belíssimas dunas estratificadas, da Praia da Aguda, talvez a mais bela de todas as que temos, e da Praia Pequena, outrora ponto emblemático para banhistas mais discretos que a preferiam ao bulício da Praia Grande.

Está aí o verão, e nada. Nem uma palavra, um pequeno esclarecimento, uma previsão… uma mentirinha piedosa para enganar espíritos mais inquietos, qualquer coisita que nos enganasse a fome de cuidados, a vontade de oferecer as belezas da nossa terra a quem nos visita. É que as pessoas compram postais, senhores políticos! E depois vão aos sítios, no engodo da maravilha, e sai-lhes um postal rasgado, cheio de nódoas de bolor, a cheirar a bafio. Estou farto de podridão.

João Rodil, escritor e historiador, autor entre outros de "Serra, luas e Literatura" e "Sintra na obra de Eça de Queirós", antigo director do Jornal de Sintra, vice presidente da Alagamares, e fundador da Liga dos Amigos dos Capuchos, entre outras actividades na área cívica e cultural

1 comentário:

  1. Esta frase diz tudo "aquela falta de amor pela terra e pelas pessoas que me embrulha as tripas"

    A Autarquia continua a zelar sobretudo pela Vila de Sintra, e a pensar nos turistas estrangeiros claro,enquanto existirem estrangeiros tudo parece-lhes bem, mas somos mais do que isso, somos o 2º maior concelho do País, com enormes simetrias culturais e sociais...

    ResponderEliminar