segunda-feira, 3 de junho de 2013

"Atenção senhores passageiros!"- por Gonçalo Moleiro

GONÇALO MOLEIRO


"Atenção senhores passageiros!”

Entrei no comboio. A porta fechou-se pouco depois, acompanhada de um estrondo. Descansei alguns segundos da corrida que me levou do metro ao comboio em tempo record e sentei-me apenas quando este já estava em andamento. A janela apresentou-me, mais uma vez, a cidade como um organismo vivo, revelando segredos que até então desconhecia.

Parece-me curioso constatar que é possível encontrar encanto na paisagem caótica que se agarra à linha de comboio que une Sintra e Rossio e que, como possível agravante, vejo quase diariamente há alguns anos. A velocidade a que o corpo é transportado permite apenas um olhar breve sobre aquilo que desperta a atenção de cada um. O resto cabe à imaginação, veículo de velocidade distinta. Viajo à volta dos pormenores que registo rapidamente no caderno e construo a minha própria cidade.

Um choque inesperado forçou a caneta deslizar no papel de modo aleatório. O braço do senhor do lado escorregou e, roubando apoio à cabeça, fê-lo acordar com um movimento inexpectável de um sono que me parecia profundo. Arrumei o caderno, terminando a viagem pelo imaginário. A de comboio, pelo contrário, ainda me reservava alguns minutos.



Gonçalo Moleiro

29.05.2013

Gonçalo Moleiro é arquitecto e oriundo de Sintra.A paixão pelo desenho justificou a sua primeira exposição de nome “Lugares de Sintra” que decorreu em Novembro de 2011 no café “Cantinho da Várzea". Em Setembro de 2012  foi premiado no Internacional Watercolor Contest da Sennelier e, em Outubro de 2012, participou numa exposição colectiva na Adega Viúva Gomes, em Almoçageme. Em Novembro de 2012 publica o seu trabalho no Facebook, onde se podem encontrar aguarelas, esquissos e algumas experiências gráficas.Gonçalo Moleiro convida-nos ao seu quotidiano através da sua página com os registos no seu diário gráfico, as suas fantasias gráficas,  excertos de banda desenhada, e não só, há também acesso aos locais onde costuma desenhar sob suporte fotográfico. Gonçalo não é só um aguarelista,  explora igualmente outras técnicas, conforme o trabalho que tenta criar e a situação com que se depara.
Dar a cada emoção uma personalidade, a cada estado de alma uma alma.” de Fernando Pessoa em “O Livro do Desassossego”, foi a frase que escolheu para justificação da sua página

Sem comentários:

Enviar um comentário