sábado, 13 de julho de 2013

MarcosBest, poeta do quotidiano urbano

ANTÓNIO LUÍS LOPES

Talvez pouca gente conheça o Marcos, um jovem nascido e criado no bairro da Serra das Minas, freguesia de Rio de Mouro. Mas o Marcos merece ser (ainda mais) conhecido e reconhecido pelo trabalho que faz. Porque ele é um poeta destes novos tempos, um “cantautor”, uma voz de protesto urbano, através da sua “arma” de eleição – o hip hop. Com o nome artístico de Marcos Best ( o Best não é sinal de presunção, é admiração de infância pelo jogador de futebol inglês, George Best) é (na minha modesta opinião) autor de algum dos melhores temas hip hop do panorama nacional e, acima de tudo, um excelente “escritor de canções”.

Descobri o trabalho do Marcos por mero acaso – pessoa de família ofereceu-me um CD (Kronicas de G´z), sabendo do meu interesse por uma expressão musical que considero ser a “canção de protesto” dos novos tempos. Confesso que andei uns dias com o CD no carro até me decidir a ouvi-lo. Depois – a grande surpresa. Palavras duras como aço mas bem reveladoras do que é a vida de muitos jovens nos subúrbios de Lisboa, em temas como “Ruínas” ou “Resiste”. Uma ternura agridoce  em “Primeira história de amor”. E muitos outros temas que me prenderam do início ao fim deste trabalho (o segundo, como vim a saber mais tarde), onde a palavra é “soberana”, o quotidiano é inspiração e o bom gosto das “misturas” musicais demonstra profissionalismo e apuro técnico.
O Marcos tem site na Internet (www.marcosbest.net). O seu CD, “Kronicas de G´z", vende-se na FNAC (se ainda o encontrarem) ou através do próprio site. Mesmo que não sejam apreciadores deste género musical, garanto-vos que vale a pena descobrir o trabalho deste jovem sintrense.


1 comentário: