domingo, 28 de julho de 2013

O dever da criação de um Grémio Literário e Artístico de Sintra

JOÃO RODIL


Há muito que sinto uma certa urgência, uma necessidade serôdia, de criarmos em Sintra, e em torno dos  actos criativos, dos estudos sintrenses e da Arte em geral, uma agremiação que unisse todos aqueles que, de algum modo, são geradores ou catalisadores da Arte e da Cultura neste concelho.

Chamei-lhe Grémio Literário e Artístico de Sintra, primeiro pelo apego sentimental e enorme respeito que tenho pelo secular Grémio Literário de Lisboa e, segundo, porque à falta de melhor me pareceu uma hipótese que poderá definir bem aquilo que gostaria de ver concretizado por essa associação.

Tenho muito orgulho de pertencer ao meu tempo. E também tenho muito orgulho em pertencer a este lugar, Sintra. Por isso, não trocaria nem o espaço nem o tempo por outro qualquer. Acho que Sintra reuniu, nestes últimos trinta anos – filhos e netos da Revolução de Abril – um extraordinário e multifacetado grupo de criadores e artistas que poderão formar um verdadeiro escol, com capacidades para desenvolver a Arte e a Cultura em Sintra de forma nunca experimentada e, por isso e com base nisso, preparar um novo amanhã para as gerações vindouras.

Os nomes são muitos. E, mais uma vez, tenho muito orgulho de ter partilhado este  tempo e este espaço com eles. Mas sinto que temos o dever de ir mais além, de dar a Sintra um pouco mais, de acrescentar ciência, conhecimento e educação ao lugar em que vivemos. Via como muito eficaz, e talvez fundamental, a criação de vários Gabinetes de Estudos dentro deste Grémio. Música, Teatro, Literatura, Dança, Pintura, Escultura, História, Etnografia… numa interdisciplinaridade fervilhante e geradora de criação.

Penso que este seria o caminho mais sério e viável para a concretização de alguns projectos que Sintra muito necessita e dos quais há muito enferma. A criação de uma cadeira, ou de um mestrado ou pós-graduação, em Estudos Sintrenses; a compilação e concretização dos Anais da História de Sintra; a História do Teatro em Sintra; etc.

Por agora, só desejo lançar aqui a ideia, talvez utópica para uns, talvez realizável para outros. Se acaso houver quem leia estas linhas, e nelas encontre alguma afinidade de pensamento e de sentimento, peço-lhe que me diga para podermos conversar, mais profundamente, sobre o projecto.

1 comentário:

  1. Excelente ideia, pessoas como tu sei que vão conseguir !! Grande Abraço

    ResponderEliminar