sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A arte de Filipe Costa

FILIPE COSTA  

Filipe Costa, nasceu no Penedo, Aldeia do Espírito Santo, alcandorada na Serra de Sintra. Cursou o Ensino Técnico tendo sido incentivado pelos seus Mestres Professores Martins Correia, Frederico George,Calvet de Magalhães –entre outros- a dedicar-se paralelamente ao desenho técnico e ao artístico.Bem cedo iniciou a sua actividade profissional como designer, tendo sido “art director” na prestigiada agência de publicidade“Serviço de Publicidade Suíço-Português” com algumas das suas criações distinguida. Extinta aquela agência, criou o seu próprio ateliê de design gráfico, onde por largos anos, exerceu a sua actividade. Desde os tempos do desenho manual e com várias técnicas, até à actualidade, utilizando novas vertentes tecnológica entretanto adquiridas proporcionaram-lhe, dedicar-se à ilustração vectorial assistida por computador, dos mais emblemáticos monumentos, edifícios característicos e paisagens da Região de Sintra. 
Exposições Colectivas (seleccionadas):1968. 1ª Bienal Luso-Espanhola de Publicitários, Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa; 1993. Exposição Homenagem a Natália Correia,  Teatro Maria Matos, Lisboa,  Biblioteca Municipal de Beja, Beja; 1994. Exposição Homenagem a Natália Correia, Cine-Teatro José Lúcio da Silva, Leiria Exposição Homenagem a Natália Correia,   Ponta Delgada, Região Autónoma dos Açores; 2010. Exposição Retrospectiva da sua Actividade, na Galeria Municipal de Sintra. Abaixo, um dos seus trabalhos, duma série de doze que iremos apresentando regularmente neste espaço

PALÁCIO NACIONAL DE SINTRA

No centro da Vila Velha ergue-se a mole majestosa do palácio na sua diversidade arquitectónica que distingue três períodos: Joanino, Manuelino e Pombalino. Os vários corpos do Palácio Nacional de Sintra, donde se destacam as duas altíssimas e emblemáticas chaminés cónicas, encantam quem os visita. São muitas as salas magníficas que transmitem a ideia do fausto e da grandeza de um reino, mas também das tragédias que envolveram homens que nele reinaram.

O Paço da Vila de Sintra é hoje um palácio onde podemos recriar a vista e a imaginação.

O desenho denota a preciosidade do conjunto mas também do pormenor e a qualidade artística que não deixa de trazer a um primeiro plano destacado a formosa Fonte Renascença situada no patamar das escadas do pórtico principal.
Texto de António Augusto Salles



Sem comentários:

Enviar um comentário