quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A propósito dos 860 anos do foral de Sintra

JOÃO RODIL


No dia 9 de Janeiro comemoram-se os 860 anos do Foral de Sintra. De facto, em 1154, D. Afonso Henriques transformava Sintra num município. E este acto administrativo teve repercussões em toda a História local até aos dias de hoje. Deu-nos poder, autonomia em variados assuntos, estabeleceu regras e definiu competências.

Ora bem, dito isto, salta-me à cabeça a seguinte questão: Quando é que as pessoas festejam o seu aniversário? Parece-me que, salvo alguma excepção mais caricata, no dia em que nasceram. Pois é, o nosso aniversário é assinalado pelo dia do nosso nascimento. Não é assim?

Então, pergunto eu, porque é que Sintra comemora o dia do município a 29 de Junho, dia de São Pedro? Porque é que este dia é feriado municipal?

Já foram vários os feriados municipais ao longo dos últimos cem anos. 15 de Agosto, logo retirado porque coincidia com as festas de Nossa Senhora da Ascensão de Colares, e passado, em 1916, para o dia 29 de Agosto, data da morte de José Maria Latino Coelho ocorrida em Sintra no ano de 1891.

Bom, mas não é para rilhar a história dos feriados que aqui vim. O dia de São Pedro, actual feriado municipal, é coisa dos anos sessenta, coisa do Estado Novo.

A mim, o que me parece mais correcto e justificado era colocarmos as coisas no devido lugar. E para isso, o Concelho de Sintra deveria comemorar o seu aniversário no dia do seu nascimento: a 9 de Janeiro. Fica aqui a sugestão para os políticos desta terra. Talvez uma proposta em reunião de Câmara. Talvez uma intervenção na Assembleia Municipal. Talvez.

1 comentário: