quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Sobre a Associação dos Espeleólogos de Sintra

JOSÉ GABRIEL MENDES

A AES-Associação dos Espeleólogos de Sintra fez no passado dia 17 de Fevereiro, 37 anos de existência.
Na verdade a sua formação deu-se logo  a seguir à revolução em 1974. Após várias tentativas falhadas por questões processuais e  pelas vicissitudes dos tempos que então decorriam, veio  a formalizar a sua existência apenas em 1977.
A AES é uma Associação que tem por fim contribuir para o desenvolvimento da espeleologia e para a defesa e protecção dos bens naturais e espeleológicos do concelho e do País. Disso mesmo deu provas ao realizar mais de uma dúzia de eventos nacionais de grande importância e expressão, de que se destacam os cinco ENES - Encontros Nacionais de Espeleologia de Sintra, as parcerias com a Unesco Portugal no Ano da Biodiversidade e Ano do Planeta Terra, a realização das duas Jornadas Quiropterianas - que envolveram a quase totalidade dos investigadores de morcegos em Portugal, o envolvimento decisivo na criação da Comissão Científica de Espeleologia da Federação Portuguesa da actividade e ainda a criação da unidade operacional CIR-Centro de Investigação da Regaleira.
A AES mantem  e promove o verdadeiro espirito associativo, hoje em dia tão raro. A sua noção de responsabilidade social, tem-na levado a percorrer escolas, centros educativos e museus, na demanda da divulgação científica e preocupação ambiental junto dos mais novos, mas também do público em geral. A AES é certamente um dos mais activos promotores nacionais para a desmistificação e conhecimento dos morcegos, mas também e não menos importante, um apoio imprescindível à investigação académica das 25 espécies existentes no continente.
Vamos continuar apostar no associativismo e no voluntariado, moldando-nos às novas realidades e comportamentos sociais, mas sempre fieis aos princípios subjacentes ao movimento associativo.
A Associação dos Espeleólogos de Sintra é por isso um orgulho pessoal, mas também para todos os sintrenses.   

Sem comentários:

Enviar um comentário