quinta-feira, 20 de março de 2014

A boleia

ANTÓNIO LUÍS LOPES
Um destes dias, no acesso de Rio de Mouro ao IC19, reparei num velhote negro que caminhava na berma com um pequeno "jerry can" na mão. Como mais atrás existe um posto de combustíveis e ele caminhava na direção do IC19, calculei que tivesse ficado sem combustível em plena estrada e se visse forçado a caminhar até àquele posto. Parei o carro um pouco à frente e abordei-o quando passava, perguntando ...se precisava de boleia. O seu rosto suado quedou-se de espanto mas logo me disse que, efectivamente, deixara o carro a poucos metros e necessitara de fazer aquela caminhada para comprar combustível. Sentou-se no lugar ao meu lado, agradeceu a atenção e poucos minutos depois deixei-o junto da sua viatura. Quando saiu, senti que estava visivelmente comovido com um gesto que devia ser banal mas que a dureza dos tempos transformou em quase aventura e apertando-me a mão disse-me: "Fique com Deus, amigo, muito obrigado pela sua ajuda". Fiquei a pensar em como, hoje em dia, o "mal" se banalizou de tal forma que, por vezes, nos impede de proceder da forma correta e nos tolhe enquanto Pessoas. Lembram-se do romance "O meu pé de laranja lima", de José Mauro de Vasconcelos e de como um miúdo brasileiro se faz amigo de um Português emigrado no País irmão, que lhe dá boleia e com quem partilha ensinamentos sobre a Vida e sobre os Homens?... Quem se atreveria hoje em dia a ter um gesto semelhante, com receio de ser acusado das mais vis acções?... O "mal" ganhou espaço - nas nossas vidas, nos nossos gestos, nas nossas inibições, nos nossos medos. Há que "recuperar" o "bem" - a honra da palavra dada, a ajuda sincera e desinteressada, o sigilo de um segredo partilhado, a mão estendida para quem precisa. Ainda iremos a tempo?...

2 comentários:

  1. Nem mais António... são gestos desses e a partilha dos mesmos que devem ser falados. Bela chamada de atenção. Para reflectir e mudarmos a nossa postura em relação aos outros. Lembro-me bem que não era assim há uns anos, as pessoas eram de facto mais solidárias. obrigado

    ResponderEliminar
  2. E OS NOSSOS DESGOVERNANTES TAMBEM VEEM PESSOAS A PE COM GERI CANS OU OS NOSSSOS BONS CARROS QUE ELES USAM E ABUSAM TEEM OS VIDROS FUMADOS TAMBEM NO INTERIOR; CHAMO ME ANTONIO FACO PARTE DO LOTE DOS QUE O SR COELHO MANDOU PARA FORA DA NOSSA TERRA, OS FRANCESES ESTIMAM NOS MUITO

    ResponderEliminar