terça-feira, 13 de janeiro de 2015

A imagem do documento

RUI OLIVEIRA


Durante décadas, no contexto da investigação da História Local, quer do concelho de Sintra, quer dos concelhos vizinhos, a Inquirição Régia de 1220 desempenhou e desempenha papel importante. Por este documento ficamos a saber quais as propriedades que as importantes Instituições Canónicas, na época, detinham na Estremadura Medieva do século XIII. O mesmo documento tem, incluso, um Rol das Igrejas Paroquiais da região estremenha, da Cidade de Lisboa e seu termo.

Assim sendo, a vetusta Inquirição Régia, é um documento relevante para a História Local da Região Metropolitana de Lisboa; conhecido há décadas sobretudo devido ao trabalho de Silva Marques e seus alunos de Paleografia, que forneceram várias leituras, nem sempre condizentes devido a vários factores entre eles a natural complexidade de um Latim bárbaro.

Era, sempre o foi, fácil o acesso a tais leituras, deste e de outros documentos, muitas das quais religiosamente coligidas, encadernadas e disponibilizadas em Bibliotecas, em arquivos municipais como é o caso do Arquivo Histórico de Sintra. Acontece que sabíamos do seu conteúdo, mas faltava-nos a imagem do mesmo. Neste caso, podem crer, a imagem é importante porque é desafiadora. Finalmente, a imagem do documento foi disponibilizada ao “mundo”, aos investigadores de História Local, pela Torre do Tombo mercê as novas tecnologias.

É uma bela e esclarecedora imagem!








Sem comentários:

Enviar um comentário